O que você procura?

Sustentabilidade e seus benefícios na Área de Engenharia Predial

Sustentabilidade e seus benefícios na Área de Engenharia Predial

Você sabia que apenas a instalação de tecnologias específicas pode-se reduzir em até 40% o consumo energético de um edifício?

Um dos assuntos que mais tem ganhado destaque nos últimos anos, seja na Engenharia Predial ou em qualquer outra área da economia, sem dúvidas foi a necessidade de empreendimentos se tornarem sustentáveis.

Mas você sabe o que é um empreendimento sustentável?

Observação: É importante ressaltar que estamos falando aqui da sustentabilidade do ponto e vista ambiental, uma vez que atualmente o termo também seja utilizado em economia para descrever empreendimentos que operam sem nenhum prejuízo.

Ressaltado esse ponto, podemos definir a sustentabilidade da seguinte forma:

Conjunto de ações que visam suprir todas as necessidades humanas da atualidade sem prejudicar ou comprometer as gerações futuras, através do uso consciente e inteligente dos recursos naturais do planeta.

Dessa forma, concluímos que um empreendimento sustentável é aquele que faz o uso inteligente de recursos naturais para suprir suas necessidades de operação.

Como o maior problema relacionado à sustentabilidade de edifícios é a alta demanda energética, nos últimos anos têm sido desenvolvidos uma enorme variedade de Soluções Prediais que visam reduzir ao máximo o consumo energético (provenientes de recursos naturais limitados) de um edifício.

Podemos citar como as soluções mais eficientes desenvolvidas até hoje:

Automação Predial;

– ETACs – Estação de Tratamento de Águas Cinza;

– Iluminação por lampadas LED;

– Energia solar;

– Integração e utilização correta de equipamentos elétricos;

Otimização de Sistemas Prediais;

AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.
AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.

Ok, mas porque eu deveria me preocupar com sustentabilidade no meu edifício?

Em uma economia cada vez mais integrada e cujos componentes dependem cada vez mais de trabalharem em conjunto, se preocupar com sustentabilidade está deixando de ser uma opção para se tornar uma obrigação para qualquer edifício que queria funcionar pelos próximos anos.

A adequação à essa nova forma de economia tem ocorrido mais lentamente em algumas áreas, como por exemplo na Indústria. Mas de acordo com especialistas, é inevitável que, uma hora ou outra, essas empresas terão que se adequar às novas mudanças – seja por razões legais ou comerciais.

No caso dos empreendimentos prediais essa adequação é ainda mais urgente, uma vez que a grande maioria se localiza em regiões populosas e por isso seus impactos são sentidos diretamente pelas pessoas ao redor.

Benefícios da Sustentabilidade

De forma geral, os principais benefícios da sustentabilidade são:

1. Economia de Recursos

Seja ainda na construção do edifício ou manutenção do mesmo, contar com tecnologias sustentáveis é uma forma economizar recursos energéticos no longo prazo, seja na escolha correta dos materiais, posicionamento da construção ou instalações de tecnologias modernas de captação de energia, como é o caso dos painéis solares.

AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.
AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.

2. Benefícios à Saúde

Edifícios sustentáveis tendem a ser menos poluídos, mais bem localizados e por isso podem influenciar positivamente a saúde de seus moradores ou funcionários.

Além disso, edifícios sustentáveis podem ser uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade de sua equipe.

Estudos recentes mostraram que estudantes que moram ou trabalham em edifícios sustentáveis tendem a ser 20% mais produtivos em provas de matemática.

3. Maior Satisfação

Com a crescente preocupação da sociedade em geral com o futuro do planeta, investir em edifícios sustentáveis pode ser uma excelente forma aumentar a satisfação de quem mora ou trabalha nele.

E em uma economia integrada e dinâmica como a que vivemos hoje, se preocupar com a satisfação das pessoas tem se proado uma ótima ideia do ponto de vista social e financeiro.

4. Diferencial Competitivo

Em um país onde cerca de 5 mil empresas são criadas diariamente, ser sustentável (e destacar isso em suas campanhas de marketing) é uma excelente maneira de se destacar na multidão.

Os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a responsabilidade ambiental das marcas que utilizam, e não é à toa que marcas grandes como OMO e Starbucks têm investido cada vez mais nesse tipo de estratégia.

Se preocupar com sustentabilidade não é apenas uma questão de agradar os consumidores ou cumprir normas legais. Ser sustentável é uma forma de dizer a sociedade que seu empreendimento faz parte da mudança, e que não deve ser encarado como um “vilão” do meio ambiente.

Por isso procure saber quais seriam as soluções mais adequadas para tornar o seu edifício sustentável, seja ele comercial ou residencial.

AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.
AutomSolution notícias sobre sustentabilidade e seus benefícios - Engenharia Predial.

Se precisar de ajuda, conte com a AutomSolution. Temos uma equipe especializada e com experiência na instalação de soluções sustentáveis e que pode te ajudar a encontrar as melhores soluções de acordo com seus objetivos e recursos financeiros.

Entre em contato agora mesmo, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Sustentabilidade e seus benefícios na Área de Engenharia Predial
5 (100%) 1 vote

DEIXE SE COMENTÁRIO

Your email address will not be published.

3 × três =