O que você procura?

Métodos para economia de energia em uma edificação

Métodos para economia de energia em uma edificação

Não é preciso analisar muito para perceber as mudanças que ocorreram nos últimos anos com relação a forma que utilizamos a energia elétrica no nosso dia a dia. Em 2014 por exemplo, o custo da energia elétrica chegou a subir em média 18,2% para empresas e indústrias em geral (chegou a 42% no Amapá), afetando diretamente os empreendimentos prediais, que normalmente necessitam de uma grande quantidade de energia elétrica para garantir o funcionamento de todos os sistemas prediais.

Também não se pode deixar de lado os os aspectos ambientais ligados à sustentabilidade, que têm mudado legislações e criado novas exigências ao redor do mundo e se tornam um fator essencial para empreendimentos que buscam certificações ou selos internacionais.

Mas seja pelo fator econômico ou ambiental, a verdade é que a escassez de recursos, bem como a consciência social em relação aos danos ambientais deixaram de ser diferenciais, e a partir de agora passarão a ser exigências – tanto governamentais quanto do próprio mercado – para qualquer empreendimento que queria se manter economicamente viável pelos próximos anos.

Felizmente, a área da Engenharia Predial vem presenciando vários avanços tecnológicos que visam controlar o consumo energético de um empreendimento, assim como tornar mais eficiente todos os dispositivos que dependem de energia elétrica.

AutomSolution notícias sobre métodos para economia de energia em uma edificação.
AutomSolution notícias sobre métodos para economia de energia em uma edificação.

A Automação Predial (BMS), por exemplo, consiste na integração, monitoramento e controle de todos os Sistemas Prediais a partir de uma única central de controle.

Com um Sistema de Automação Predial bem instalado, todos os processos dentro de um edifício podem ser controlados e monitorados por softwares, que possuem muito mais acuidade e segurança nas operações referentes a ativação e desativação de recursos, alarmes de emergência, manutenção preventiva de equipamentos e muitos outros.

Só para se ter uma ideia da economia energética que a Automação Predial pode trazer, alguns empreendimentos já registraram redução de até 40% do consumo total de energia elétrica.

Para ser considerado um sistema altamente eficiente e rentável, a Automação Predial parte dos seguintes princípios:

Monitoramento:

Verificação e registro do consumo energético de todos os dispositivos e áreas de um edifício.

Controle:

Com todos os dados relevantes em mãos e um Painel de Controle em mãos, é possível controlar de forma rápida e eficiente todos esses dispositivos, reduzindo significativamente os gastos com mão de obra e margem de erro.

Manutenção:

Como todos as atividades são monitoradas em tempo real, é muito mais fácil e rápida identificar pontos falhos dentro do Sistema Predial e investir os recursos certos, nos locais certos, para solucionar o problema da forma mais eficiente possível.

Análise:

A Automação Predial torna possível análises periódicas dos dados em busca de soluções que visam melhorar ainda mais a eficiência energética do Sistema Predial.

Otimização:

Todas as ações anteriores são realizadas por softwares de última geração, que podem ser configurados de acordo com a necessidade de cada empreendimento e evitam desperdício de recursos e tempo, além de diminuir quase completamente a margem de erro.

AutomSolution notícias sobre métodos para economia de energia em uma edificação.
AutomSolution notícias sobre métodos para economia de energia em uma edificação.

Se o seu empreendimento ainda não conta com um sistema como a Automação Predial, entre em contato agora mesmo com a AutomSolution.

Somos uma empresa especializada em Engenharia Predial e Soluções Prediais em geral. Contamos com os melhores profissionais do mercado e atendemos cada cliente como um projeto único, que precisa de soluções personalizadas e únicas.

Conte sempre com a AutomSolution para encontrar a melhor solução para seu empreendimento.

Métodos para economia de energia em uma edificação
5 (100%) 2 votes

DEIXE SE COMENTÁRIO

Your email address will not be published.

um × 1 =