Métodos para economia de energia em uma edificação
Não é preciso analisar muito para perceber as mudanças que ocorreram nos últimos anos com relação a forma que utilizamos a energia elétrica no nosso dia a dia. Em 2014 por exemplo, o custo da energia elétrica chegou a subir em média 18,2% para empresas e indústrias em geral (chegou a 42% no Amapá), afetando diretamente os empreendimentos prediais, que normalmente necessitam de uma grande quantidade de energia elétrica para garantir o funcionamento de todos os sistemas prediais.
Também não se pode deixar de lado os os aspectos ambientais ligados à sustentabilidade, que têm mudado legislações e criado novas exigências ao redor do mundo e se tornam um fator essencial para empreendimentos que buscam certificações ou selos internacionais.
Mas seja pelo fator econômico ou ambiental, a verdade é que a escassez de recursos, bem como a consciência social em relação aos danos ambientais deixaram de ser diferenciais, e a partir de agora passarão a ser exigências – tanto governamentais quanto do próprio mercado – para qualquer empreendimento que queria se manter economicamente viável pelos próximos anos.
Felizmente, a área da Engenharia Predial vem presenciando vários avanços tecnológicos que visam controlar o consumo energético de um empreendimento, assim como tornar mais eficiente todos os dispositivos que dependem de energia elétrica.


A Automação Predial (BMS), por exemplo, consiste na integração, monitoramento e controle de todos os Sistemas Prediais a partir de uma única central de controle.
Com um Sistema de Automação Predial bem instalado, todos os processos dentro de um edifício podem ser controlados e monitorados por softwares, que possuem muito mais acuidade e segurança nas operações referentes a ativação e desativação de recursos, alarmes de emergência, manutenção preventiva de equipamentos e muitos outros.
Só para se ter uma ideia da economia energética que a Automação Predial pode trazer, alguns empreendimentos já registraram redução de até 40% do consumo total de energia elétrica.
Para ser considerado um sistema altamente eficiente e rentável, a Automação Predial parte dos seguintes princípios:
Monitoramento:
Verificação e registro do consumo energético de todos os dispositivos e áreas de um edifício.
Controle:
Com todos os dados relevantes em mãos e um Painel de Controle em mãos, é possível controlar de forma rápida e eficiente todos esses dispositivos, reduzindo significativamente os gastos com mão de obra e margem de erro.
Manutenção:
Como todos as atividades são monitoradas em tempo real, é muito mais fácil e rápida identificar pontos falhos dentro do Sistema Predial e investir os recursos certos, nos locais certos, para solucionar o problema da forma mais eficiente possível.
Análise:
A Automação Predial torna possível análises periódicas dos dados em busca de soluções que visam melhorar ainda mais a eficiência energética do Sistema Predial.
Otimização:
Todas as ações anteriores são realizadas por softwares de última geração, que podem ser configurados de acordo com a necessidade de cada empreendimento e evitam desperdício de recursos e tempo, além de diminuir quase completamente a margem de erro.


Se o seu empreendimento ainda não conta com um sistema como a Automação Predial, entre em contato agora mesmo com a AutomSolution.
Somos uma empresa especializada em Engenharia Predial e Soluções Prediais em geral. Contamos com os melhores profissionais do mercado e atendemos cada cliente como um projeto único, que precisa de soluções personalizadas e únicas.
Conte sempre com a AutomSolution para encontrar a melhor solução para seu empreendimento.