O que você procura?

Integração de sistemas e redução de custos operacionais

Integração de sistemas e redução de custos operacionais

Não é preciso se esforçar muito para perceber que a forma como pessoas e empresas utilizam recursos tem mudado bastante nos últimos anos.

Sejam eles naturais ou humanos, a realidade é que a cada ano governos e, principalmente, consumidores, percebem que os recursos estão ficando mais limitados e por isso precisam ser mais valorizados.

Essa mudança na percepção da sociedade é ótima. Afinal, incentiva as empresas a se dedicarem mais em desenvolver soluções sustentáveis, valorizar mais a mão de obra e buscar medidas sociais que ajudam a alavancar o desenvolvimento da sociedade.

Mas além dessas novas necessidades, ainda existe o fator econômico.

Seguindo a lógica da oferta e da procura, a escassez dos recursos resulta num aumento de preços de aquisição e manutenção – sejam estes recursos naturais ou humanos – e incentivam ainda mais as empresas a “se mexerem” para encontrar novas soluções para redução de custos operacionais.

E a Integração de Sistemas sem dúvidas é uma delas.

AutomSolution notícias integração de sistemas e redução de custos operacionais
AutomSolution notícias integração de sistemas e redução de custos operacionais
AutomSolution notícias integração de sistemas e redução de custos operacionais

Como o nome sugere, a Integração de Sistemas é a disposição de softwares, tecnologias e equipamentos que visam aproveitar ao máximo todos os recursos da empresa, de uma forma que o desperdício seja mínimo ou mesmo inexistente.

No caso de edifícios, com as tecnologias atuais de Automação Predial essa integração pode ser feita com praticamente todos os dispositivos envolvidos na operação de um empreendimento predial

Tais dispositivos podem ser hidráulicos, mecânicos ou elétricos, e o planejamento deve sempre ser realizado com base nas necessidades, objetivos e disposição de recursos de cada empreendimento.

Mas de forma geral, podemos dizer que as principais formas como a Integração de Sistemas pode ajudar na redução de custos operacionais são as seguintes:

1. Menor consumo energético

Com uma Integração de Sistemas feita a partir da Automação Predial, é possível ter um controle muito maior sobre os dispositivos elétricos de um edifício.

Com um maior controle, pode se verificar quais são pontos falhos dentro de um edifício do ponto de vista energético, que por alguma razão podem estar operando de forma descontrolada ou ineficiente.

Conhecer tais pontos permite uma ação ágil por parte do controlador ou software específico, além de reduzir em até 40% o consumo energético total de um empreendimento.

E em tempos que a energia elétrica aumenta de forma contínua, se preocupar com a redução de custos a partir de um consumo energético mais consciente é essencial para qualquer negócio.

2. Menor gasto com mão de obra

Com a devida instalação de equipamentos e softwares que integram os sistemas e reduzem a necessidade de ações manuais de controle, a necessidade de vários funcionares para setores distintos de um edifício (como é feito em empreendimentos arcaicos) acaba sendo reduzida drasticamente.

3. Agilidade na detecção e solução de problemas

Como na Automação Predial todos os dispositivos de um edifício são integrados em um único ponto de controle, é muito mais fácil detectar quais deles estão apresentando problemas e, consequentemente, tomar as ações cabíveis quando necessário.

Dizemos “se necessários” pois, em um sistema integrado a partir da Automação Predial, em grande parte dos casos o próprio software é capaz de detectar e solucionar os problemas, cabendo ao operador apenas monitorar e registrar todas essas ações.

4. Menor gasto com processos de manutenção

Quando o software não é capaz de solucionar o problema por conta própria, como em casos de danos físicos, a equipe de manutenção contratada terá muito mais agilidade em resolver o problema.

Isso acontece porque na Automação Predial todos os dados de controle são reconhecidos e registrados em tempo real pelo próprio sistema, o que dispensa a necessidade da equipe perder tempo e recursos procurando o problema.

5. Menor chances de erro

Como citado anteriormente, a Integração de Sistemas permite que todos os dispositivos sejam controlados a partir de um único ponto, e por isso reduz a necessidade de mão de obra.

Menos humanos significa, na maioria dos casos, menores chances de erros de operação, causados por ausência ou simplesmente falta de atenção que eventualmente podem acontecer em qualquer empreendimento.

6. Aumento na qualidade de trabalho

Mesmo sendo mais difícil de mensurar, a qualidade de trabalho no edifício aumenta de forma significativa com a integração de sistemas, principalmente pelo aumento de conforto e segurança.

Estudos recentes demonstraram que pessoas que pessoas que trabalham em ambientes mais confortáveis e seguros podem ser até 20% mais produtivas.

Lembra que falamos sobre a escassez de recursos humanos e a necessidade das empresas em os valorizarem?

Se preocupar com a qualidade do trabalho não é apenas uma forma de manter sua equipe produtiva, mas também mais motivada e engajada em contribuir para o crescimento e funcionamento do negócio.

Soluções em manutenção predial
AutomSolution notícias integração de sistemas e redução de custos operacionais
AutomSolution notícias integração de sistemas e redução de custos operacionais

Ficou alguma dúvida sobre como a Integração de Sistemas ou Automação Predial pode contribuir para redução de custos do seu empreendimento?

Entre em contato agora mesmo com a AutomSolutions.

Temos uma equipe especializada que pode te ajudar a encontrar as melhores formas de reduzir os custos do seu empreendimento, seja através da Automação Predial ou Soluções de Engenharia Predial que conhecemos e dominamos

Integração de sistemas e redução de custos operacionais
5 (100%) 2 votes

DEIXE SE COMENTÁRIO

Your email address will not be published.

12 − dez =