O que você procura?

Edifícios Inteligentes - O futuro já começou

Edifícios Inteligentes – O futuro já começou

Imagine você que está indo para uma reunião e, logo ao entrar no prédio, um computador solicita que você coloque o seu rosto em frente de uma câmera de reconhecimento facial.

Em seguida você vai para o elevador e a temperatura do ambiente se adapta ao número de pessoas dentro dele, e para melhorar, a música ambiente parece ser personalizada de acordo com cada ambiente.

Sem contar que todos os dispositivos de segurança e combate a incêndio parecem estar perfeitamente instalados e de uma forma totalmente integrados…

Parece coisa de filme de ficção cientifica, mas na verdade todas essas tecnologias já existem.

AutomSolution notícias sobre edifícios inteligentes.

Legenda: Taipei 101 (Taiwan) – Considerado por especialistas um dos Edifícios mais Inteligentes do mundo.

Com o rápido avanço nas tecnologias de processamento de computadores e softwares em geral – principalmente na área de Engenharia Predial – atualmente é possível projetar um Edifício Inteligente a partir de um custo razoável e dispositivos de última geração, como aqueles citados no início do texto.

Mas o que é exatamente um Edifício Inteligente?

O conceito de Edifícios Inteligentes só começou a ganhar força na década de 1980, quando a automação de sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos se tornou mais acessível e econômico.

A automação desses aspectos da infraestrutura de um edifício permitiu que as ações de controle dependessem o mínimo possível de intervenção humana, diminuindo os custos com energia e tornando processos de segurança e combate à incêndio muito mais eficientes.

Um Edifício Inteligente pode ser composto por uma série de recursos tecnológicos que não param de se atualizar em uma velocidade absurda. Mas de forma geral, podemos dizer que os principais sistemas que compõem um Edifício Inteligente são:

– Automação Predial;

– Cabeamento Estruturado;

– Telecomunicações;

– Multimídia;

– Sonorização ambiente e de emergência;

– Segurança Patrimonial (controle de acesso e alarmes de invasão perimetral);

– Circuito Fechado de Televisão (CFTV);

– Detecção e Alarme de Incêndio;

– Supressão de Incêndio;

Para que todos esses sistemas funcionem de forma automática e integrada, é importante que o Edifício possua uma Sistema de Automação Predial (BMS), que irá permitir o controle e manutenção de todos os dispositivos a partir de uma única central de controle.

Legal, mas por que investir em Edifícios Inteligentes?

Apesar de todos os aspectos tecnológicos que chamam toda a atenção para os Edifícios Inteligentes, muitos investidores e empresários ainda possuem dúvidas com relação ao custo benefício do investimento.

AutomSolution notícias sobre edifícios inteligentes.

Em primeiro lugar, é importante entender que com o avanço tecnológico e social que praticamente todos os centros comerciais do mundo sofrem hoje, em breve os Edifícios Inteligentes deixarão de ser uma opção e passarão a ser um requisito mínimo para a construção e funcionamento de qualquer empreendimento.

Isso vai acontecer porque Edifícios Inteligentes consomem menos energia, geram mais conforto, poluem menos o meio ambiente, garantem mais segurança e – principalmente – reduzem muito os custos de operação em relação aos empreendimentos convencionais.

Além disso, Edifícios Inteligentes permitem que a comunicação dentro de um empreendimento (ou até fora dele através dos dispositivos de Multimídia) seja muito mais eficiente e rápido, abrindo mais possibilidades e tornando o negócio muito mais rentável.

                                                        Legenda: Características de um Edifício Inteligente

Em relação ao investimento, tudo vai depender do tamanho, complexidade tecnológico e – principalmente – dos objetivos de cada empreendimento.

Por isso, aqui na AutomSolution, nos tratamos cada cliente de forma personalizada e única. Entendemos que cada empreendimento possuí características e objetivos únicos, e a disponibilidade de recursos muitas vezes são limitadas.

Quer saber mais sobre Edifícios Inteligentes, Engenharia Predial ou Sistemas Prediais em geral? Não deixe de entrar em contato com a gente.

Um de nossos especialistas irá tirar qualquer dúvida que você possa ter, e juntos chegaremos na melhor solução possível para seu empreendimento.

Não fique no passado! O futuro já começou.

Edifícios Inteligentes – O futuro já começou
5 (100%) 1 vote

DEIXE SE COMENTÁRIO

Your email address will not be published.

vinte + 3 =