O que você procura?

Automação Predial - Quais são as vantagens?

Automação Predial – Quais são as vantagens?

A Automação Predial, ou BMS – Building Management System, pode ser definida basicamente como a instalação de softwares que permitem a integração, manutenção e operação de todos os sistemas de um prédio, sejam eles elétricos, mecânicos ou hidráulicos.

AutomSolution notícias sobre automação predial.

Apesar o conceito de integrar todos os sistemas de um prédio a partir da Automação Predial fazer todo o sentido atualmente, os empreendimentos e a sociedade em geral só começaram a se preocupar com o tema a partir da década de 1980, quando as primeiras preocupações com sustentabilidade começaram a surgir e também os softwares avançados ficaram mais acessíveis ao público geral.

Mas quais são as vantagens da Automação Predial? E por que os empreendimentos modernos têm investido tanto nisso?

É o que veremos a seguir:

1. Controle centralizado

A instalação de um Sistema de Automação Predial permite que todos os dispositivos de um prédio (hidráulicos, elétricos e mecânicos) sejam controlados a partir de um único painel de controle, muitas vezes denominado Núcleo de BMS.

Além de reduzir gastos com mão de obra e tornar todas as ações altamente rápidas e eficientes, a instalação de um Núcleo de BMS reduz significativamente as chances de erros de operação, que na maioria das vezes são recorrentes de falha humana.

2. Melhoria no conforto e qualidade de trabalho

Como na Automação Predial todas os dispositivos e áreas de um prédio podem ser monitoradas e controladas praticamente em tempo real, o conforto interno do prédio também apresenta uma melhoria significativa.

Aspectos como temperatura do ar condicionado, iluminação, sonorização e até mesmo segurança são perfeitamente verificados e controlados pelo software, evitando qualquer desconforto ou interrupção das atividades normais.

3. Maior produtividade da equipe

Como é de se esperar, quanto maior o conforto das pessoas maior é a qualidade de trabalho e, consequentemente, maior é a produtividade geral da equipe.

Estudos de 2009 realizados na Europa concluíram que a qualidade do trabalho está diretamente relacionada à maior produtividade, e em tempos onde os recursos humanos estão cada vez mais escassos, priorizar pela qualidade do trabalho da equipe se torna um fator essencial para qualquer negócio.

AutomSolution notícias sobre automação predial.
AutomSolution notícias sobre automação predial.
AutomSolution notícias sobre automação predial.

Controle centralizado

Melhoria no conforto e qualidade de trabalho

Maior produtividade da equipe

4. Menor consumo energético

Através de um painel de controle instalado e configurado para monitorar os gastos energéticos de cada dispositivo, através da Automação Predial é possível verificar quais são os pontos deficientes relacionados à eficiência energética dentro de um prédio.

Estima-se que a instalação de um Sistema de Automação Predial pode reduzir em até 40% o consumo energético de um empreendimento, o que não é nada mal em tempos onde o preço da energia elétrica se torna cada vez mais alto e as exigências ambientais tendem também a ficarem mais rigorosas.

5. Prolongamento da vida útil das instalações

Conforme todos os problemas são rapidamente verificados e controlados pelo software de Automação Predial, a vida útil de todas as instalações de um prédio também aumenta a partir de um Sistema de Automação Predial.

Talvez os maiores exemplos disso sejam os prédios construídos no final do século passado já contando com um Sistema de Automação Predial. Até hoje pode-se verificar o funcionamento impecável de todos seus sistemas prediais, muitas vezes melhores do que os prédios mais novos que não contam com esse tipo de tecnologia.

6. Otimização de tempo e recursos na manutenção

Como já foi citado anteriormente, a Automação Predial permite que todos os problemas relacionados aos sistemas prediais sejam rapidamente identificados pelo software instalado.

Isso permite uma agilidade muito maior por parte da equipe de manutenção que, ao contrário do que acontece nos prédios sem BMS, possuem todas as informações relevantes em mãos para encontrar a solução certa para determinado problema.

AutomSolution notícias sobre automação predial.
AutomSolution notícias sobre automação predial.
AutomSolution notícias sobre automação predial.

Menor consumo energético

Prolongamento da vida útil das instalações

Otimização de tempo e recursos na manutenção

A Automação Predial não é o futuro, e sim o presente. Os empreendimentos mais rentáveis e inovadores já contam com um sistema com este, e todos provam que o investimento é totalmente válido no médio e longo prazo.

Como se não bastasse todas as vantagens citadas anteriormente, a Automação Predial pode trazer lucros significativos do ponto de vista econômico uma vez que o valor de compra (ou aluguel) aumenta no mercado, o empreendimento pode servir para variadas finalidades ao mesmo tempo e o custo geral do empreendimento se reduz de forma significa ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre Automação Predial, Sistemas Prediais ou Engenharia Predial em geral?

A AutomSolution acredita que cada cliente possui necessidades e objetivos distintos, e por isso também merece ser tratado como um projeto único.

Entre em contato com um de nossos especialistas e juntos encontraremos a melhor solução para seu empreendimento.

Ficaremos felizes em atendê-lo!

Automação Predial – Quais são as vantagens?
5 (100%) 1 vote

DEIXE SE COMENTÁRIO

Your email address will not be published.

5 × um =